terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Comunidade do Córrego Rico recebe monitores do Projeto Águas do Paracatu

Iniciaram em janeiro as visitações à comunidade ribeirinha, dentro do Programa de Revitalização do Córrego Rico, parte integrante do Projeto Águas do Paracatu.



Os monitores do Projeto estão fazendo um contato mais estreito com os moradores destas localidades, por meio de um questionário simples e observações diretas da qualidade de vida local.

Além do cadastramento de moradores estão sendo levantados dados que farão parte do relatório final do Projeto e um trabalho pacífico e paciente de educação ambiental. Cada casa visitada recebeu um kit educativo composto de uma bolsa ecológica, um informativo ambiental Pimenta Malagueta e um calendário alusivo ao projeto.


Nesta oportunidade os moradores podem expressar as suas opiniões, problemas e questões de grande importância para a conservação das margens do córrego e a qualidade de suas águas.




Em muitas das áreas presenciamos cenas chocantes de abandono e desprezo total do ambiente partilhado entre todos os paracatuenses.


Em pleno século XXI, ainda temos "casinhas" nos quintais, ausência de rede de esgoto, canalização direta de resíduos para dentro do leito do Córrego, criação de animais sem os devidos cuidados, construções irregulares em áreas de risco e oferecendo perigo aos próprios moradores, trechos totalmente assoreados e registramos o vandalismo quanto às mudas plantadas e replantadas quando da primeira etapa do Projeto em 2010/2011.


Observamos a necessidade da população de dar voz a suas reivindicações quase que diárias, mas também pudemos notar que há uma urgência em realizar um trabalho de educação ambiental ostensivo e permanente com estes cidadãos, não importando a idade ou condição social.

A conclusão das visitas está prevista para a primeira quinzena de fevereiro.

Confira algumas imagens das visitas.



Fotos: Aline, Ranielle e Gustavo - Monitores do Projeto Águas do Paracatu
Redação: Ascom - MOVER

0 comentários:

Postar um comentário